Construir uma melhor comunidade
O serviço de Dados Abertos é um passo mais, no compromisso de uma governação aberta e de transparência que o Município de Águeda realiza. É um passo mais na mudança de cultura no setor público local.
O Município entende que a abertura dos dados é um valor que vai permitir acelerar a inovação e fortalecer a comunidade, considerando a procura crescente de dados livres e a evolução tecnológica que testemunhamos.
O serviço de Dados Abertos objetiva disponibilizar gratuitamente um grande volume de dados produzido pelo Município de Águeda a qualquer cidadão ou organização que os queira utilizar conforme os seus interesses. Os Dados Abertos integram-se na Infraestrutura de Dados Espaciais da autarquia com acesso via Geoportal. Estão organizados por conjuntos de dados sob grupos temáticos. Os dados disponibilizados seguem o disposto no Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital nomeadamente nos formatos recomendados ou obrigatórios.
Utiliza-se, um ecossistema tecnológico suportado por tecnologias livres e de código aberto, garantindo a interoperabilidade entre as soluções.
Procura-se envolver a comunidade neste processo, bem como as escolas, academia, grupos de investigação, comunidades tecnológicas e empresas, de forma a que este território, que a autarquia dinamiza, seja analisado de forma mais consistente e sob vários ângulos. É neste prisma que esperamos um retorno essencial por parte dos nossos pares, na identificação de novos dados que lhes permitam desenvolver os seus projetos e na avaliação crítica dos dados que fornecemos. Por outro lado aguardamos com expectativa exemplos ou até mesmo ideias para o desenvolvimento de aplicações que beneficiem a comunidade, novas formas de visualização dos dados, entre outros produtos que absorvam os dados disponibilizados.
No escrutínio dos dados ou na sua mineração, pode derivar informação importante que nos permita refletir quer nas tarefas de tomada de decisão, de planeamento ou mesmo nas ações imediatas, de forma a orientar a energia para uma gestão mais responsável e simultaneamente criativa. São momentos de sinergia que se procuram orientando a uma relação construtiva que beneficie a comunidade como um todo.
Nos objetivos que traçamos para a disponibilização de dados queremos que eles sejam abrangentes no domínio da informação geoespacial respeitando o tutelado pela autarquia. Prevemos a possibilidade de integrar dados de outras organizações e cidadãos, locais ou regionais, que enriqueçam os dados disponibilizados. Distribuímos os dados em vários formatos e operamos com uma licença que garanta a sua livre utilização e reutilização de forma a que seja construido mais valor.
Os dados distribuídos garantem garantem a privacidade e proteção de dados pessoais.
A solução tecnológica adotada incidiu no sistema de gestão de dados CKAN. É um sistema baseado na web que permite o armazenamento e distribuição dos dados, nomeadamente folhas de cálculo e conteúdos provenientes da base de dados. É uma solução mantida pela Open Knowledge Foundation.
Temos previsto ações de divulgação de dados abertos e de construção com base nos dados abertos, dados que contamos também inventariar e divulgar por forma a construir níveis de maturidade que observem o estado da cultura digital. Esperamos com as ações supra descriminadas ganhos na literacia digital.
Em termos económicos expectamos um crescimento do setor digital, alicerçado numa infraestutura de rede cada vez melhor, com o aparecimento de novas empresas e evolução das existentes.